Brincar é um assunto muito sério!

O yoga para crianças não pode vir dissociado do brincar.
O yoga para crianças é natural e necessariamente lúdico, informal e espontâneo.
O projeto “Yoga entre Histórias” segue esta filosofia e vai ao encontro do universo da criança, reconhecendo a importância da brincadeira como parte essencial do seu desenvolvimento físico, psicológico, social e emocional.
Brincar é tão importante como comer e dormir, uma vez que é através da brincadeira que as crianças adquirirem as competências que lhes servirão de base para crescerem saudáveis.

Seguindo este princípio orientador, os livros da coleção “Yoga entre Histórias” são materiais lúdicos e pedagógicos, que permitem uma interação entre quem conta a história e quem a ouve/observa. Uma interacção feita através do olhar, da voz e de todo o corpo, porque ao experimentar as posturas de yoga associadas aos animais dos livros, a criança entra no universo mágico da história e pode também ela ser um leão a rugir ou uma girafa à procura da juba perdida (O leão que perdeu a juba).
Esta componente física permite não só manter a atenção/concentração na história, porque dá à criança espaço para se mexer e relaxar o corpo, como também contribui para o desenvolvimento do equilíbrio, da força e da flexibilidade.

Durante a leitura das histórias, as crianças são convidadas a realizar uma série de posturas de yoga (ásanas) associadas às personagens (animais) e aos elementos da natureza presentes nos livros.
O movimento e a mobilidade nas posições de yoga auxiliam a criança a interiorizar a prática, a sentir mais profundamente o corpo e a respeitar os seus limites e os limites dos outros.

O yoga para crianças permite, assim, uma harmonização integral da criança, contribuindo para um estado de calma interior, útil para gerir os conflitos do dia-a-dia, os desafios com os outros e consigo mesmo, para melhorar a atenção, a concentração e até o estudo.
Com a prática do yoga, as crianças aprendem a respirar de forma consciente, a viver e experimentar as suas emoções de forma mais calma e controlada e ainda alongam e fortalecem os músculos e a estrutura óssea.

Sempre de forma divertida. Porque brincar é um assunto muito sério na vida das nossas crianças!

O que é o yoga para crianças?

IMG_8548-2
A metodologia de yoga para crianças que sigo nos meus livros, nas minhas sessões de «Yoga entre Histórias» e nas...

As sessões de Yoga entre Histórias estão de volta!

yoga em familia
Famílias de Lisboa e do Algarve (para já) anotem nas vossas agendas: as sessões presenciais para pequenos e grandes yoguis...

A gratidão sentida pelo coração e explicada pela ciência

coracao
Sentirmos que estamos gratos por algo que acontece na nossa vida é uma forma de devolvermos ao universo todas as...

LIVROS DA COLEÇÃO